terça-feira, 1 de abril de 2008

Da minha saga na vanzinha


17:38 hrs, chegando na parada de ônibus, minha vanzinha (explicação do que ser vanzinha: Um meio de transporte pros de baixa renda, que mais parece um navio negreiro de tanto que é apertado e fedorento) está pra passar. 17:42, em ponto, ela para porque dei com a mão. [Pausa pra explicar que ela passa sempre no horário certo porque 1 minuto de atraso implica em dinheiro perdido pra empresa.] Lotada! [Pausa pra explicar que ela ta lotada porque não tem ônibus da zona sudeste para Uespi e Mocambinho, e 1 passageiro perdido implica em mais prejuízo, então seguem a lei do "coloca até explodir".]
O cobrador cabeçudo (odeio o cobrador desse horário), grita:
- Ta vaguinha, vaguinha. Vamo lá pessoal, Tabuleta-Maranhão-Setut-Uespi-Primavera-Mocambinho.

Entra uma senhora com 5 crianças, um rapaz com uma caixa enorme, 2 meninas com cara de que fazem pedagogia na Uespi e eu. Lá dentro num era o inferno não, era a sala de castigo do inferno. Gente fedida, feia, pobre e sem-noção. Cada parada lotava mais a van, e o maldito do cobrador cabeçudo falava a frase que me faz desejar sua morte cada dia mais:

- Pessoal, vamo fastar aí pra trás, ta vaguinho o corredor, fasta aí pessoal, por favor.

Vaguinho o carai de asa, num cabe mais nem uma formiga e esse fidumaégua fica mandando fastar, fastar pra onde?! Uma vez eu tava de TPM e gritei logo: "Fastar pra onde, imbecil?"
Mas eu tava calma nesse dia, apenas respirava fundo e pensava "falta pouco, relaxa Larissa".
Dentro da lata-de-sardinha, me posicionei estrategicamente lá pro fundo, porque assim qualquer pessoa que levantasse, eu ja pegava um lugar pra sentar (vale lembrar que um lugar pra sentar dentro de uma vanzinha vale como troféu). E o povo num levanta, ninguém nessa meleca de bestinha vai descer, não?! Eis que na rodoviária a senhora com a "carrada de menino" grita no pé do meu ouvido:

- Próxima desce aíííí!!!

Apesar da vontade de meter um tapa na cara da véia, concentro-me no meu grande objetivo, sair debaixo do suvaco do homem e sentar naquela cadeira. Olho para os lados, tô rodeada de 3 homens, isso é bom, significa que não haverá disputa pelo assento (homens não são desesperados pra sentar). A dona mulher com os pirralhos levanta, eu olho para os lados, é só o tempo dela levantar o traseiro, jogo minha pasta e sento! Lugar quente quente, mas yessss, vitória!
E assim vou, tranquilamente (?) até chegar no meu destino.
O cobrador cabeçudo ainda consegue irritar mais uma vez:

- Quem vai descer na Uespi aí, adianta os cartões. Pessoal que vai descer na Uespi, adianta aí o cartão, rápido.

- Próxima desce.

- Vai pagar com cartão, vale ou dinheiro?

- Com meu cú, filhodaputa. Eu já te paguei!!!!!! ¬¬'


[Lalarissa]