domingo, 26 de agosto de 2007

Porque eu escolhi jornalismo



No primeiro dia de aula do curso de jornalismo na universidade teve aquela velha rodada de apresentações, onde dizíamos o nome e respondíamos a pergunta que mais tarde viria ser a mais chata, repetitiva e insistente de todas as perguntas que nos fizeram no primeiro semestre do curso: Porque você escolheu jornalismo?
E quando as pessoas começaram a responder, eu me senti (a primeira vez de muitas) totalmente idiota e deslocada, porque todo mundo parecia ter sonhado a vida inteira com essa profissão, desde criança brigava com a família porque queria de qualquer forma ser jornalista. E eu não, nunca sonhei em fazer jornalismo, nunca briguei com ninguém por causa disso, nunca desisti de nenhum outro curso pra seguir esse sonho, nem me informei sobre a profissão pra ficar encantada. Além do que só tentei uma única vez e nem me esforcei para passar, por pelo menos 3 motivos : Meus pais nunca me pressionaram, eu estudava em escola pública (não imaginava passar) e sempre fui marginal, nem de estudar gostava, como podia passar no vestibular e tão concorrido quanto esse?! Era coisa perdida pra mim, tanto que fui fazer a prova de ressaca e ficava cantando músicas idiotas enquanto fazia minha redação.
Acreditem se quiser, mas resolvi fazer jornalismo de uma hora pra outra, nunca tinha imaginado antes. Tudo começou quando fui pra o primeiro Piauí Pop, um dia que mudou o rumo da minha vida, em meio ao show do Skank eu estava exatamente em cima dos ferrinhos que seguravam o projetor de imagens para o telão (diga-se de passagem que fui quase espancada pelos seguranças que mandaram eu descer de lá já que estava prestes a derrubar tudo de tanto balançar. “ Minha filha, você não ta vendo que a imagem do telão ta saindo tremendo por sua culpa não?! Quer estragar o evento?”) e de lá do alto fiquei de cara com a bolha onde ficava a imprensa, paralisei quando vi a repórter entrevistando a Pitty (sim, eu era loooouca pela Pitty nessa tempo), e elas se abraçaram no final e ficavam rindo e conversando, me deu uma inveja tão grande daquela mulher...pra mim tudo parou, não ouvi mais música nenhuma, eu olhava hipnotizada pra aquela cena, não sei ao certo quantos tempo durou isso, sei que foi questão se segundos, mas me pareceu uma eternidade. Pulei de onde tava lá pra baixo e falei pra uma amiga : “ Decidi! Vou fazer jornalismo e pronto!”. “Essa menina ta doida mesmo, tu decidiu aqui?”, “ Foi, eu quero entrevistar a Pitty!” . E o show continuou...
Hoje quando lembro disso me sinto uma babaca, com tantos motivos legais pra escolher essa profissão linda, fui escolher porque queria entrevistar a Pitty?! Fala sério. Mas até agradeço, porque hoje sei que estou exatamente onde queria estar, com pessoas que completaram minha vida, aprendendo coisas que eu sempre quis saber, e tendo experiências que me valerão as melhores histórias a contar mais tarde, pois descobri que amo tudo isso.
E se um dia encontrar com a Pitty por aí vou agradecer demais por ter mudado meu destino!
[Larissa]